problemas de ti

5 problemas de TI que impactam na rentabilidade do negócio

Você sabe quais são os principais problemas de TI que as empresas enfrentam atualmente? Se você não sabe, esse artigo foi feito para você. Nele vamos abordar cinco problemas de TI que impactam na rentabilidade do negócio.

A tecnologia da informação chegou para ser um setor fundamental em qualquer empresa. Porém, mesmo que os gestores saibam disso, muitas empresas não se preocupam com essa área.

Em consequência dessa negligência, o bom andamento dos processos será prejudicado. Assim, despesas maiores acabarão ocorrendo, já que a empresa não estará acompanhando o mercado.

Pensando nisso, preparamos esse artigo. Confira agora quais são os cinco problemas de TI que as empresas costumam enfrentar atualmente. Boa leitura!

Problemas de TI – 1: hardwares e softwares desatualizados

Buscando economizar, muitas empresas acabam usando hardwares e softwares desatualizados ou de origem duvidosa. Porém, esse é um “barato que sai caro”. Afinal, quando uma empresa investe em equipamentos ultrapassados, o gasto com manutenção acaba sendo maior.

Uma pesquisa feita no ano passado, mostrou que ainda há muitas empresas que usam o Windows XP nas suas máquinas. Esse sistema foi criado em 2001 e desde 2014 não tem mais suporte. Percebeu o perigo? A empresa acaba colocando a segurança dos seus dados em risco.

Problemas de TI – 2: montagem de uma boa equipe

Com a evolução da tecnologia, os profissionais também precisam evoluir. Afinal, é necessário que eles estejam aptos para trabalharem com os novos processos de forma eficiente.

Porém, muitas empresas não se preocupam com isso e acabam deixando seus colaboradores de TI sobrecarregados. Quando isso ocorre, eles não conseguem trabalhar de forma produtiva.

Para que uma empresa monte uma boa equipe de TI, são necessários diversos cuidados, por exemplo:

  • A equipe não pode estar sobrecarregada;

  • A equipe precisa estar sempre passando por treinamentos para conseguir trabalhar de forma rápida e com qualidade, acompanhando sempre as evoluções;

  • As funções dos colaboradores precisam ser distribuídas de forma qualificada, a fim de evitar problemas cotidianos;

Por isso, é fundamental que uma empresa tenha uma boa equipe de TI. Assim, será possível garantir o bom funcionamento da rede e dos sistemas usados pela empresa.

Problemas de TI – 3: não se importar com a segurança da informação

Esse é um problema de TI complementar ao primeiro problema citado nesse artigo. Lembre-se: estamos na Era Digital. Está cada vez mais comum ouvirmos falar de ataques de hackers a sistemas empresariais.

Porém, mesmo com esses ataques, muitas empresas acabam não se importando com a segurança da informação. Isso pode dar brechas para exposição de dados dos clientes, fornecedores e funcionários. Em resumo, é um risco para todas as pessoas que compõem uma empresa.

Por isso, é importante que os dispositivos de segurança e os equipamentos da empresa estejam sempre atualizados. Também é importante que a empresa use outras ferramentas tecnológicas, como por exemplo, a inteligência artificial. Assim, será possível distinguir problemas incomuns que aparecem na rede.

Problemas de TI – 4: orçamento limitado

Muitas empresas possuem orçamento limitado. Isso acaba impedindo que elas invistam na atualização de sistemas, equipes capacitadas e afins. E no atual mundo em que vivemos, acompanhar os avanços é primordial para uma empresa crescer no mercado.

Caso contrário, é bem provável que a concorrência passe na frente. Por isso, é importante que a empresa esteja atenta ao orçamento, deixando sempre um valor para investir na área de TI.

Problemas de TI – 5: conexões de baixa velocidade

Atualmente, grande parte dos trabalhos feitos na empresa exigem internet. Por isso, se a empresa quer garantir produtividade e agilidade nos serviços, é fundamental que a internet tenha uma boa velocidade. Caso contrário, todas as áreas da empresa, não só a de TI, acabam sendo afetadas.

Agora você já sabe quais são os cinco problemas de TI que as empresas enfrentam atualmente e que mais impactam na rentabilidade do negócio. Até mais!

Fale com um especialista

Receba as minhas melhores sacadas sobre tecnologia no seu e-mail.
Somos contra SPAM