armazenamento em nuvem

Armazenamento em nuvem para empresas: Vale a pena?

Armazenamento em nuvem para empresas: Vale a pena?

17Atualmente o armazenamento em nuvem tem sido uma ferramenta relevante no que se diz respeito à segurança das informações.
Em meio a tantas invasões de hackers e cibercriminosos no mundo virtual, empresas e usuários precisam tentar ao máximo se precaver de tais incidentes, protegendo suas informações, bem como as informações de terceiros.

Muitas vezes dados de dezenas, centenas, milhares de clientes são guardados em sistemas de empresas, dados esses sigilosos, confidenciais, particulares, e, caso sejam expostos prejudicariam tanto os próprios clientes, quanto os empreendedores, ou mesmo qualquer um de nós.

Cloud Computing?

Você sabia que o armazenamento na nuvem recebe o nome de Cloud Computing? Isso ao pé da letra significa que a Internet, nesse caso figurado torna-se equivalente à nuvem, então utiliza-se a Internet para organização dos dados que serão salvos em um meio externo à Internet.

Para que aconteça essa salvaguarda de arquivos, há a necessidade de servidores que dão base ao armazenamento. Neste caso, existem empresas especializadas só em fornecer este serviço.
Serviços gratuitos

Apesar de terem empresas que se especializaram e cobram por tais serviços também é possível obter serviços gratuitos:

  • Onedrive
  • Google Drive
  • Dropbox
  • Box
  • Mega
  • Icloud Drive

Benefícios do armazenamento em nuvem

  1. Conforto: em qualquer lugar do mundo a comodidade em acessar tais programas é bem simples e possível. Você tem disponível suas informações mais relevantes, arquivos, documentos, tudo em qualquer lugar, a hora que quiser sem carregar pastas ou papéis. É tudo virtual.
  2. Segurança: informações criptografadas, impedindo serem alteradas ou utilizadas por terceiros, até mesmo não sabemos a que ponto de exposição e retenção de informações pessoais os criminosos da Internet podem chegar.
  3. Suportado por vários sistemas operacionais: não é necessário que um programa especifico ou personalizado esteja presente nos aparelhos dos usuários para que o armazenamento ocorra.
  4. Simplicidade: é bem fácil manusear esse processo, bem como fazer a checagem de quanto espaço na nuvem já foi preenchido, sem contar que normalmente o espaço é bem considerável.

 

Como todas as coisas a característica a desfavor dos armazenamentos é a conexão estabelecida com a Internet, pois, de modo off-line não é possível executar tal operação.
Baseado em tudo que vimos, considera-se que vale a pena a rapidez, eficiência e segurança oferecida pelo sistema de armazenamento em nuvem

Diferentes tipos de armazenamento na nuvem

  • Nuvem privada: é necessário um custo financeiro mais alto e é recomendado para empresas que estão em processo de desenvolvimento e expansão. É preciso uma instalação adequada e também de procedimentos de manutenção.
  • Nuvem pública: recomendado para empresas de pequeno e médio porte. Não precisa de instalação e estruturas sofisticadas, havendo neste caso um custo bem mais baixo. A Amazon e o Google são algumas das prestadoras deste serviço.
  • Nuvem híbrida: é um misto de nuvem pública juntamente com a privada, pois há características de ambas.

 

Repare… Google Cloud na área

Vale salientar que o Google Cloud é um dos serviços com preço de mercado bem razoável, com serviço gratuito para pessoas cujas informações se resumem em dados pouco volumosos, sem necessidade de um espaço considerável.
Possui um mecanismo que funciona como scanner que rastreia e visualiza programas suspeitos ou qualquer movimentação estranha e maliciosa.
Por esta razão, a procura pelo Google Clous no processo de armazenamento de dados é bastante significativa, porém de toda forma o melhor sistema sempre será aquele que se encaixa nas necessidades de cada empresa ou usuário.
Resta você estar atento a entender suas necessidades e seus objetivos.

E você prefere qual tipo de armazenamento? Sua empresa se adequa mais a qual tipo? Compare e depois conte-nos. Até breve!

 

Receba as minhas melhores sacadas sobre tecnologia no seu e-mail.
Somos contra SPAM