backup

Armazenamento vs Backup: porque eles são tão diferentes?

Você sabe qual a diferença entre Armazenamento e Backup? Vejamos agora do que se trata

Embora não seja possível conhecer tudo sobre TI, existem alguns pontos importantes.  Isso faz parte do dia a dia da empresa, nas quais o empresário deveria possuir conhecimento, para assim proteger e gerenciar melhor os seus arquivos e documentos.

 Armazenamento e Backup são diferentes, pois, o backup em nuvem funciona por meio da cópia automatizadas para um servidor em nuvem e o armazemento sincroniza em tempo real os arquivos com um espaço na nuvem.

O que realmente é o Armazenamento?

O armazenamento, portanto, consiste em alocar dados, documentos e qualquer outro tipo de informação digital de um dispositivo diretamente na nuvem através de um aplicativo sincronizador

Armazenamento e Backup são diferentes, sendo que o primeiro tem o objetivo de armazenar e disponibilizar os mesmos arquivos em vários dispositivos em tempo real, já o backup em nuvem trabalha através de agendamento e cópia para um local seguro, guardando assim o histórico dos seus dados caso precise realizar a restauração de um servidor completo por exemplo.

O Backup em nuvem

É um método para criar cópias de segurança dos arquivos, softwares e outras aplicações. Diferentes réplicas dos dados são criadas e arquivadas em diferentes locais fora da rede principal da empresa, que podem ser outros servidores ou até mesmo um ambiente em nuvem.

As cópias de backup podem ser criadas automaticamente em intervalos de tempos pré-programados. Portanto, podem ser diários, semanais, mensais ou até mesmo a cada hora, de acordo com a necessidade de cada organização.

Existem alguns tipos de backups, que valem a pena conhecer. Vejamos:

Backup completo: Essa é a forma mais utilizada para realizar o backup.  Trata-se de copiar os documentos de um dispositivo para outro, assim, caso seja feito um backup todos os dias, todos os dados serão copiados a cada 24 horas, tendo ou não sido modificados.

Backup incremental: consiste apenas em realizar as cópias de dados que foram alteradas no período entre um backup e outro. Uma das vantagens dessa metodologia é o menor volume de arquivos que são copiados e, consequentemente o tempo gasto para realizar o procedimento.

O backup em nuvem trata-se de uma de uma ferramenta essencial de segurança como parte da adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados. Essa, é uma criação nacional para estabelecer parâmetros legais aos usos de dados pessoais.

Armazenamento e backup de dados: quando escolher cada um?

Armazenamento e Backup são de fato diferentes de forma resumida. O armazenamento de dados é indicado para organizações que desejam estimular o trabalho colaborativo, automatizar tarefas e/ou possuem profissionais espalhados por diferentes unidades ou até mesmo países.

Para compreender melhor, o backup é, na verdade, uma escolha de segurança de cópia de dados e documentos para quem tem comércio. Esse tem como principal finalidade garantir que arquivos, documentos e informações não sejam perdidos ou comprometidos de maneira nenhuma.

Por fim, para o comércio que utiliza os sistemas, o indicado é a utilização do backup em nuvem. Isso mantém os documentos em segurança e disponíveis para o acesso rápido.

Receba as minhas melhores sacadas sobre tecnologia no seu e-mail.
Somos contra SPAM