Como se preparar para o Home Office?

Na europa já estamos assistindo muitas pessoas em casa para conter o avanço do COVID-19, no Brasil essa realizade se aproxima e temos a chance de estar melhores preparados. O home office pode ser uma ótima solução durante esse período de instabilidade mundial.

É sabido que o atendimento ao público é reduzido em cenários como esse mas as funções administrativas podem perfeitamente ser realizadas em casa.

Iremos apresentar os principais itens a serem preparados.

Qual equipamento usar?

Se a empresa tem o padrão de notebooks você pode usar em casa perfeitamente, mas se a empresa não dispuser de equipamentos móveis você pode usar o seu próprio computador, desde que alguns cuidados sejam tomados: solicitar que a empresa disponibilize um antivírus profissional e solicite para o técnico de TI uma analise para verificar se existe algum software malicioso instalado no seu computador, que pode ser um potencial risco para a sua empresa.

Quais ferramentas devo utilizar?

O principal desafio de trabalhar em casa é a comunicação com a equipe, mas existem ferramentas gratuitas que podem ajudar muito nisso, vamos citar algumas abaixo:

Google Meet: Permite criar salas de videconferêcia para realizar reuniões a distância, podendo até compartilhar a tela de um computador para mostrar uma apresentação ou um documento.

Trello: Ferramenta de gestão de tarefas gratuita que permite criar um quadro de atividades para que a execução do trabalho fique visivel para todos da equipe.

Google Documents: Todos que possuem um Gmail já tem gratuitamente esse aplicativo que é como um “Word” que pode ser acessado de qualquer computador e não precisa ser instalado. Uma função interessante é que o documento pode ser editado por várias pessoas ao mesmo tempo online.

Como acessar os arquivos e sistema no servidor?

Se o servidor da sua empresa está instalado na sede será necessário que você solicite para o seu TI a ativação do recurso VPN que nada mais é do que um aplicativo que permite criar contas de usuário e uma conexão criptografada de qualquer lugar que possua internet diretamente para sua empresa.

Mas alguns requisitos precisam ser cumpridos para que uma VPN possa ser utilizada: um link de internet com baixa latência (preferencialmente fibra) com velocidade maior que 10mb ( Upload/Download) e um IP externo (IP Válido) na empresa para que os clientes possam acessar remotamente.

Espero que o artigo ajude a minimizar os impactos do momento em que todos estamos vivendo, e conte com a ajuda da Imigratec Informática.

Receba as minhas melhores sacadas sobre tecnologia no seu e-mail.
Somos contra SPAM