licenciamento microsoft

Guia completo sobre Licenciamento Microsoft Windows 10

Licenciamento Microsoft: existem 2 motivos para você estar lendo este artigo, o primeiro é que você quer legalizar o seu parque de máquinas e ainda tem dúvidas sobre licenciamento e o segundo é uma legalização obrigatória motivada por uma interpelação extra judicial, certo?

 

Já atendi empresas que passaram pelas 2 situações e posso te garantir que vale muito mais a pena fazer o dever de casa e ter o parque legalizado. Digo isso pois existem alguns motivos implícitos na utilização de software PIRATA que vão além do processo extra judicial.

Os motivos que na minha opinião tornam o software original atrativo para uma empresa, apesar de entender que no Brasil o custo das coisas sempre é maior, são: a certeza que o sistema instalado não contém captura de informações em modo oculto, atualizações de segurança, suporte técnico, e em alguns casos até descontos para atualização para novas versões. Eu poderia escrever dezenas de vantagens mas para poupar o seu tempo essas são as mais relevantes para um empresário.

O objetivo desse post é falar sobre como você dono de uma pequena empresa pode legalizar suas máquinas com o sistema operacional Windows 10, 8.1 ou 7. Vamos aos cenários para entender como manter sua empresa sem problemas com o licenciamento microsoft.

Uma informação importante que quase nunca é falada é que a versão do Windows 10 para uso empresarial é a PRO, ou seja, não adianta usar a Single Language ou Home.

 

Tipos de Licença:

  • OEM – Licença de fábrica comprada junto do computador, essa licença é vinculada ao equipamento o que significa se ele der defeito e não funcionar mais por algum motivo a licença não poderá ser utilizada em outro computador. A lincença OEM também precisa constar na nota fiscal do equipamento.
  • OPEN  – Licenças por volume, o que significa que a Microsoft irá gerar 1 chave que poderá ativar vários computadores, além disso ela fica vinculada ao CNPJ da empresa.
  • FPP – Vendidos em lojas oficiais com caixa, DVD e manuais (muito cuidado ao adquirir FPP pois parceiros não autorizados podem estar vendendo licenças falsificadas)

Cenário 1: Você quer comprar computadores novos já licenciados:

Considere o licenciamento mais indicado o tipo OEM que é um licenciamento vinculado ao computador de fábrica e costuma ser muito mais barato que o OPEN.

OBS: A licença OPEN também pode ser utilizada nesse caso.

 

Cenário 2: Já tenho computadores e quero comprar windows original para todos:

O licenciamento indicado é OPEN.

OBS: Nunca compre OEM neste caso pois provençalmente terá problemas com a Microsoft em caso de vistoria, pois existem alguns parceiros não oficiais revendendo esse tipo de licença na internet.

 

Resumindo o que foi falado no post o roteiro para não comprar errado é:

  • A versão do Windows para Empresas é o PRO (Nunca use o Home ou Single Language, isso pode te trazer problemas judiciais)
  • Se for comprar um computador novo peça por licenciamento OEM.
  • Se for comprar para um computador já existente peça pela licença OPEN.
  • Sempre compre de um parceiro oficial da Microsoft (confira a lista aqui).
  • Cuidado com ofertas de preço baixo como a de alguns vendedores do mercado livre.

 

Espero que este artigo te ajude a fazer a escolher a melhor opção para sua empresa, e caso ainda tenha dúvidas entre em contato com o suporte da Imigratec clicando no botão abaixo.

 

Fale com um especialista

 

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar a sua empresa??? Clique aqui

 

Receba as minhas melhores sacadas sobre tecnologia no seu e-mail.
Somos contra SPAM