O que esperar de novidades na Segurança Digital para 2018?

Segurança Digital em 2017 x 2018

O ano de 2017 foi sem dúvida um marco em prejuízos causados por ameças na web, o principal motivo para a divulgação do tema “segurança digital” ou “segurança da informação” antes pouco falado foi o ransomware wannacry que atingiu várias empresas e causou prejuízos com sequestro de dados.

Eu acredito que o ano de 2018 será uma marco no investimento de empresas em segurança, pois o ano já iniciou com notícias de vazamento de dados em empresas como o Facebook e Porto Seguro. Essa discussão sobre como proteger 100% uma empresa ainda está longe do fim, mas existe uma luz no fim do túnel a primeira novidade são os PENTESTERS (são os hackers do bem, ou seja, hackers contratados por empresas para testar vulnerabilidades e fechar o máximo possível a empresa).

Outra novidade é a adoção de antivírus do tipo endpoint, que são mais avançados que os comuns pois tem mais capacidade de observar mudanças em nível de arquivo e proteger contra diversas ameaças que os antivírus comuns. (Leia o artigo sobre antivírus)

Fale com um especialista

Imagine quanto a segurança eletrônica irá crescer com a adoção de novos dispositivos para controlar equipamentos de uma simples residencia a um veículo, pois praticamente tudo que utilizamos de eletrônico hoje já está conectado com a internet. o Mundo da INTERNET DAS COISAS está acontecendo e as brechas de sistema também estão crescendo proporcionalmente.

Outro fato que cham a atenção é o aumento da utilização de sistemas do tipo SaaS que são sistemas fornecidos na web em forma de assinatura, essas empresas tem investido cada vez mais em segurança para evitar vazamento de dados para clientes.

E a minha aposta final para 2018 é a popularização do uso do blockchain que é um protocolo de segurança para cripto moedas, mas que pode ser utilizado para aumentar a segurança de qualquer sistema.

Essas são as minhas apostas pra 2018, se você não concorda ou se tem algo que deseja saber sobre este tema escreva nos comentários que terei o maior prazer em responde-lo!

 

Fale com um especialista

 

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar a sua empresa, clique aqui

 

Receba as minhas melhores sacadas sobre tecnologia no seu e-mail.
Somos contra SPAM