backup em nuvem

O que é backup em nuvem?

Você sabe o que é backup em nuvem? Vejamos agora do que se trata.

O backup em nuvem é um serviço conhecido atualmente, em que é feito backup dos dados e aplicativos nos servidores. Os dados, ficam seguros, criptografados com senha, que somente os responsáveis pela empresa tem conhecimento.

É uma boa maneira para manter seguro os dados da empresa ou comércio e documentos sem a possibilidade de perda. As corporações, escolhem por fazer este procedimento para que os documentos e os dados estejam disponíveis rapidamente, no caso de uma falha no sistema, ou indisponibilidade.

O backup em nuvem funciona por meio da cópia e do armazenamento dos arquivos do servidor. Isso é feito em um servidor em outro local físico, a empresa pode fazer o backup de alguns ou de todos os arquivos do servidor, de acordo com a sua preferência.

Armazenar com segurança todos os dados é uma necessidade para muitas organizações, pois guardam a maioria de seus dados e aplicativos fundamentais em servidores de nuvem. Também é muito utilizado o backup de arquivos para a recuperação no caso de desastres naturais.

Dúvidas comuns sobre backup em nuvem:

Que tipo de coisas posso colocar na nuvem?

Backup em nuvem permitem às empresas armazenarem qualquer tipo de informação na nuvem. Dados corporativos tais como bancos de dados, sistemas e outros documentos como planilhas, fotos, vídeos ou quaisquer outros arquivos.

A nuvem é um local seguro mesmo? Sim, desde que seja escolhido serviços de qualidade, o backup em nuvem é uma solução segura.  Isso acontece porque quando as informações estão na nuvem, somente o responsável pelos dados tem acesso a este local, utilizando uma senha.

O backup profissional tem criptografia, isso garante ao dono dos dados uma grande segurança. Mesmo que alguém tenha acesso a esses dados no datacenter, somente quem tem a senha de recuperação consegue restaurar os arquivos.

Como faço para acessar as informações colocadas na nuvem?

Como realizar a cópia, o acesso às informações também não tem mistério para ser feito. Poderá ser feito normalmente utilizando o mesmo software que fez o Backup em nuvem, de qualquer lugar, desde que tenha as permissões e o acesso aos dados em questão.

É necessário ter um bom link de internet?

É indicado sempre um link que comporte todos os serviços, mas o backup em nuvem consome o link. Isso ocorre de acordo com a quantidade de dados a ser transferida que, normalmente o backup é programado em um horário conveniente e que não prejudique os serviços da empresa.

Ótimos motivos para utilizar o backup em nuvem:

Existe nesse procedimento, uma ótima proteção de dados e aplicativos. Ao armazenar dados e aplicativos importantes fora do local da empresa, eles ficam protegidos das alterações climáticas e de interrupções que podem ocorrer a qualquer momento.

A recuperação é simples, é feita de forma pratica através do software anteriormente utilizado. Isso gera liberdade, e permite que a empresa ganhe acesso rapidamente aos arquivos ou sistemas desejados.

Recuperação de desastre confiável, sendo que os serviços de backup em nuvem dão aos usuários acesso instantâneo aos dados e aplicativos. Fatos que são totalmente necessários no caso de um desastre, independentemente de sua causa ser natural ou provocada pelo homem.

O backup em nuvem trata-se de uma de uma ferramenta essencial de segurança como parte da adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados. Essa, é uma criação nacional para estabelecer parâmetros legais aos usos de dados pessoais.

Conclui-se, portanto, que ao contrário das técnicas tradicionais de backup, o backup em nuvem é altamente flexível e escalável. Também é meio mais seguro, e ainda, oferece um excelente custo considerando todos os benefícios que possui.

Receba as minhas melhores sacadas sobre tecnologia no seu e-mail.
Somos contra SPAM