armazenamento em nuvem

Qual o melhor armazenamento em nuvem para minha empresa?

O armazenamento em nuvem é uma realidade que não pode ser ignorada pelas empresas. Atualmente esse serviço é tão bem explorado pelas empresas que não significa mais vantagem competitiva diante da concorrência. 

A realidade é que não existe o melhor armazenamento em nuvem. É preciso considerar alguns fatores, analisando características de cada um. Assim você consegue perceber qual o melhor para atender as necessidades da sua empresa.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para você. Nele você vai saber como escolher o melhor armazenamento em nuvem para sua empresa, além de conhecer algumas opções. Não deixe de conferir e boa leitura!

Como escolher o melhor armazenamento em nuvem para minha empresa?

Como disse anteriormente, alguns fatores precisam ser analisados para que você possa escolher o melhor armazenamento em nuvem para sua empresa. Veja quais são:

  • Qual tipo de armazenamento em nuvem que você precisa? Você quer apenas guardar informações ou algo que permita editar e compartilhar arquivos?

  • Qual o tamanho da sua empresa? Quanto maior for sua empresa, maior precisa ser o armazenamento em nuvem.

  • Quais garantias que o armazenamento lhe dá caso os arquivos sejam perdidos?

  • Quanto sua empresa pode pagar por um armazenamento em nuvem?

  • Caso a sua empresa cresça ainda mais, esse armazenamento em nuvem é suficiente para suprir suas necessidades?

  • Qual nível de segurança necessário que você precisa? Caso sua empresa trate de dados sigilosos de clientes, é preciso escolher o armazenamento em nuvem com cautela.

Depois que você souber quais são as necessidades da sua empresa, você pode procurar o armazenamento em nuvem ideal. Confira a seguir algumas das melhores opções.

Dropbox

Esse é um dos serviços preferidos das pessoas e empresas, já que oferece uma grande gama de serviços. O plano gratuito oferece apenas 2 gigas de espaço. Porém, caso o usuário compartilhe um link para outras pessoas usarem o serviço, esse espaço é ampliado para 16 gigas.

Há planos individuais a partir de 9,99 dólares por mês. Os planos corporativos saem por 12,50 dólares mensais para cada usuário. O armazenamento nesses planos pode chegar a até 2TB. Caso você queira um espaço ilimitado, pode contratar planos mais avançados.

O Dropbox é compatível com diversos sistemas, como por exemplo Linux, Windows e Mac. Dessa forma, várias pessoas podem compartilhar arquivos ao mesmo tempo de diversos locais já que ele possui a sincronização imediata. A única desvantagem é que o Dropbox não possui ferramentas de edição.

Box

Esse é um serviço bem tradicional no que diz respeito a armazenamento em nuvem. Quem deseja espaço, o Box pode ser um serviço excelente. O plano gratuito oferece 10 gigas de espaço, porém limita o tamanho dos arquivos em 250 megas e não há espaço extra.

Caso você deseje ampliar o espaço, é necessário pagar 11,80 dólares mensais. Assim você usufrui de 100 gigas de espaço e 5 gigas de limite de transferência.

O Box aceita os principais sistemas. Dentre as desvantagens estão: não é compatível com o Linux e não possui versão em português.

Google Drive

Esse é um serviço de armazenamento em nuvem que vem instalado na maioria dos dispositivos móveis Android e iOS. Por isso, muitos usuários acabam por utilizar esse serviço.

O Google Drive também funciona no Windows, Mac e Web. Basta que fazer a configuração da sua conta Google para que a sincronização seja realizada.

O armazenamento gratuito é de 15 gigas, podendo ser feito upload de qualquer arquivo. Não há espaço extra, mas o plano mensal é um dos mais baratos: apenas 1,99 dólares mensais com 100 gigas de espaço.

Caso você deseje ampliar ainda mais o seu espaço, você pode escolher o plano de 1TB por 10 dólares mensais. 10TB de espaço ficam com os planos avançados que são oferecidos por cerca de 107 dólares.

A única desvantagem é que o Google Drive não funciona no sistema Linux.

OneDrive

O OneDrive oferece, inicialmente, 5 gigas de espaço gratuitos. Possui ainda o diferencial de ter o seu espaço expandido em até 10 gigas sem necessidade de pagar nada.

A sua versão online é bastante completa, onde você pode compartilhar vários arquivos e editá-los com o Microsoft Office para Web.

Além disso, caso você use o Windows 10, o sistema possui uma pasta própria. Assim, você consegue salvar seus arquivos rapidamente, de qualquer computador, basta que estejam sincronizados.

Os valores dos planos são um pouco mais caros do que os serviços anteriores. Caso você queira 50 gigas de espaço, deve pagar 7 reais mensais. 1TB por 24 reais mensais para um usuário. Caso você queira agregar cinco usuários, você paga 29 reais mensais e tem 5TB à disposição.

O OneDrive funciona nos principais sistemas, sendo incompatível apenas com o Linux.

Agora é só escolher qual o armazenamento em nuvem atende melhor as necessidades da sua empresa. Até mais!

Fale com um especialista

Receba as minhas melhores sacadas sobre tecnologia no seu e-mail.
Somos contra SPAM